Chá verde: Símbolo da cultura japonesa

O chá verde, apesar de ter origem chinesa, é um dos maiores símbolos da cultura japonesa. Esse tipo de chá chegou ao país há milhares de anos, levado por monges budistas. Os monges, aliás, bebiam o chá verde para aguentar várias noites em claro rezando. Hoje em dia, essa é a bebida mais consumida no Japão.



Os chás são tão importantes na cultura japonesa que a “cerimônia do chá”, tradicional no país e estabelecida no século XVI, são realizadas até hoje. Para os orientais, essa é uma das formas mais completas de conhecer a cultura do Japão, já que a cerimônia reúne vários aspectos tradicionais como culinária, arquitetura, etiqueta, vestimenta, caligrafia e cerâmica.
Atualmente, mesmo com toda a tecnologia de colheita, muitas pessoas visitam as plantações que darão origem ao chá verde para realizar a colheira manualmente. 
Nestas ocasiões, os visitantes vestem roupas tradicionais japonesas e aproveitam o momento para “voltar às origens”.
A bebida tradicional também pode ser utilizada na culinária. Na cidade de Makinohara, por exemplo, há lugares que utilizam a especiaria como tempero ou ingrediente. Nos “banquetes” há tempurá e salada de chá verde, soba, massa típica japonesa feita de trigo sarraceno, que também leva o chá, e até sashimi de atum coberto de chá verde em pó.
A medida que a popularidade do chá verde se espalhou pelo mundo, a bebida passou a ser alvo de várias pesquisas. Alguns estudos indicam que o chá verde tem grande poder antioxidante, que ajuda no funcionamento do sistema imunológico e até na prevenção de doenças do coração.



Fonte: www.temakiclub.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário