Popular na culinária japonesa, polvo é saboroso e aliado da saúde.

Pouco comum na culinária brasileira, mas bastante popular no Japão, o polvo é uma carne de textura elástica e bastante saborosa. Presente em sushis, sashimis e temakis, esse fruto do mar é um aliado da alimentação saudável, principalmente no combate ao colesterol alto.


De acordo com pesquisadores da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), o polvo tem alto valor nutritivo e biológico, devido à sua facilidade de digestão, é rico em vitaminas A e B e possui ainda um baixo índice de gordura e colesterol, se comparado a outros mariscos.
Os resultados foram observados após um estudo realizado na Ilha de Guarapuá, também na Bahia, onde 80% da população incluia o polvo em sua rotina de alimentação. “As atividades físicas dos moradores da ilha, aliadas à ingestão do polvo nas refeições, proporcionaram baixos índices de hipercolesterolemia (alto percentual de colesterol), mesmo numa região chamada de ‘Costa do Dendê’, onde as comidas são preparadas tipicamente com muita gordura”, explicou a participante do projeto Milena Mesquita. Por lá, somente 9% da população apresentava altos índices de colesterol.
Em 85 gramas de polvo, por exemplo, há cerca de 140 calorias e 1,8 gramas de gordura. Além dos benefícios comprovados no estudo, o polvo também é boa fonte de proteínas, ferro, cálcio, fósforo e potássio. Assim como os outros frutos do mar, o polvo também contém ômega-3, um nutriente importante no combate a doenças cardíacas.



Fonte: www.temakiclub.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário