A capital da mais setentrional província do Japão -Hokkaido, é um mundo à parte quando comparada às demais cidades do país. Boa parte das pessoas daqui são filhos e netos de pessoas de outras partes do país e suas ruas são planejadas e espaçosas. Aqui não há grandes templos históricos ou castelos: tudo tem um ar um pouco ocidentalizado – até onde o Japão se permite.
Há pouco menos de dois séculos, Hokkaido, a segunda maior ilha do arquipélago japonês, era uma terra selvagem, habitada pelos povos ainu e uma riquíssima fauna, representada por garças, ursos e salmões. Hoje, porém, toda a região transpira dinamismo e Sapporo, a quinta maior cidade do país, é um bem sucedido exemplo de desenvolvimento urbano.
Sede dos Jogos Olímpicos de Inverno de 1972 e de algumas partidas da Copa do Mundo de 2002, a cidade possui um forte DNA esportivo. Sapporo está sempre em festa, como durante o Festival da Cerveja, no alto verão, quando multidões invadem os jardins da avenida Odori Koen. Nada porém se compara aoFestival da Neve, em fevereiro. Um dos mais tradicionais eventos do gênero no mundo, dezenas de shows, concursos e atrações utilizam como pano de fundo gigantescas instalações em neve.
Outro destaque é a gastronomia local. Não tão refinada como a de Kyoto ou famosa como a de Tóquio, a de Sapporo prima pela qualidade de seus ingredientes e pujança – quesito básico para seu clima frio. Pratos como gengis khan (um tipo de churrasco), o sapporo lamen (macarrão em caldo de pasta de soja), sorvetes, doces e, é claro, a cerveja, estão entre os mais representativos da área.
Fonte: www.viajeaqui.abril.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário